Sebastião Neto
Assessoria de Comunicação da LFCG
Depois de participações destacadas na Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino em 2009, o principal representante do esporte universitário nas competições da Liga de Futsal dos Campos Gerais não confirmou sua presença na Chave Ouro para a temporada 2010. O Centro de Desportos e Recreação (CDR-UEPG) abriu mão da disputa com as principais equipes da cidade e da região dos Campos Gerais e deixou a Universidade sem equipe na competição municipal.
Sem representante na Chave Ouro, dois cursos da UEPG e uma equipe que tem na sua base atletas universitários tentam preencher a lacuna deixada pelo CDR, instituição que organiza o esporte na Universidade. AAJ / Jornalismo UEPG Futsal, Operário de Geografia EC e Agência do Trabalhador tentam na Chave Prata buscar uma vaga na elite do futsal da cidade a partir do próximo dia 23.
Mesmo com o Campeonato Universitário de Futsal que ocorre todo ano, as três equipes acreditam na visibilidade e na organização da Liga. “Na Liga, você tem toda uma atenção com as equipes, ajudando nos dias em que cada uma pode jogar, além de contar com grandes equipes da cidade e região”, diz João Paulo Rodrigues, um dos coordenadores do Operário de Geografia. Já Ruan Marcondes, da Agência do Trabalhador, destaca o bom nível técnico do campeonato. “As competições da liga são campeonatos muito fortes, com equipes tradicionais de diversos campeonatos da cidade”.
Para Felipe Liedmann, um dos diretores da Atlética Jornalismo UEPG (AAJ), que comanda a equipe do curso na disputa da Copa Cidade, a Liga dá mais oportunidade para os times jogarem durante o ano, em comparação ao Campeonato Universitário. “Queremos integrar cada vez mais os alunos do curso, e com jogos a cada dois meses isso fica complicado”, ressalta Liedmann. João Paulo também defende um número maior de jogos nas competições universitárias: “O universitário de futsal precisa ser modificado, começando pela forma de disputa, já que uma equipe joga um jogo, e leva mais de um mês pra jogar outro”, complementa o atleta da equipe de Geografia.
Sobre a montagem das equipes, Agência do Trabalhador e Operário Geografia apostam no entrosamento para buscar o acesso. “O pessoal que vai jogar foi fácil de reunir, já que estamos jogando juntos em outras competições”, explica Marcondes. Já o time de Geografia vai manter parte do elenco, mas busca alguns reforços. “Estamos buscando um ou dois atletas um pouco mais experientes, pois ano passado nos faltou isso na fase final da Copa Cidade”, lembra Rodrigues, que também destaca a intenção de convidar os “calouros” do curso para a equipe. A AAJ / Jornalismo UEPG Futsal também vê nos recém-chegados ao curso uma boa opção, por isso, o diretoria da Atlética quer incentivar cada vez a participação dos alunos do curso no time. “Quem é veterano conhece mais ou menos a equipe, mas quem é calouro precisa saber o quanto é importante essa integração entre todos os alunos, e queremos que isso evolua cada vez no nosso curso”, destaca o membro da diretoria da AAJ.
No sorteio que definiu os grupos da Copa Cidade de Ponta Grossa, Agência do Trabalhador e Operário Geografia ficaram juntos no Grupo “A” da Chave Prata, enquanto a AAJ / Jornalismo UEPG ficou no Grupo “B”. Na rodada de estreia, a Agência do Trabalhador joga na terça-feira (23), contra o Deportivo / Churrascaria Lugano; o Operário Geografia joga na sexta (26) contra o R. R. Zander; e a AAJ / Jornalismo UEPG Futsal joga no sábado (27) diante do EC América.
-----------------------------------------------------------
Conheça um pouco mais das três equipes universitárias da Copa Cidade de Futsal 2010:
Fundada em abril de 2009 como uma forma de ajudar na popularização do esporte no curso, a Atlética Jornalismo UEPG vai completar o primeiro ano de vida com um calendário cheio de competições e eventos. Além da Copa Cidade de Ponta Grossa, a AAJ já confirmou participação na quinta edição dos Jogos Universitários da Comunicação Social (JUCS – Sul), que será realizado de 3 a 6 de junho
Participações Anteriores:
20º Lugar na I Copa Cidade de Ponta Grossa 2009
11º Lugar na Copa Cidade PG “LFCG 10 Anos” – Chave Prata
---------------------------------------------------------------
Com uma base formada por atletas universitários (oito no total, vindos de quatro cursos diferentes), o time que estreia na Copa Cidade quer mostrar seu potencial e conquistar uma das três vagas na elite da próxima edição “Espero que minha equipe se classifique bem para o mata-mata para tentar uma vaga na Ouro, mas sabemos que é um caminho muito difícil e longo” , diz Ruan Marcondes.
----------------------------------------------------
Criado no final de 2008 após o fim da antiga equipe do curso, alguns alunos do curso de Geografia homenagearam o “Fantasma da Vila” e fundaram o time, com o objetivo de integrar e promover a prática esportiva dentro do curso, tanto no bacharelado quanto na licenciatura. Para João Paulo Rodrigues, a maior dificuldade é manter financeiramente a equipe, já que o Operário Geografia não possui patrocinadores. “Temos essa dificuldade mesmo com toda a visibilidade que a Liga oferece, e temos de bancar tudo do nosso bolso”, ressalta o responsável pela equipe.
Participações Anteriores:
31º Lugar na I Copa Cidade de Ponta Grossa 2009
8º Lugar na Copa Cidade PG “LFCG 10 Anos” – Chave Prata
Nenhum comentário:
Postar um comentário